quinta-feira, 17 de julho de 2008

Tendência Primavera Verão 08/09

Vestuário

Trará uma silhueta alongada focando a cintura e entra em contraste com peças levemente folgadas e volumosas, como kaftans, quimonos, maxidresses, vestidos e macacões estilo palazzo.
Foco para os ombros em tomara-que- caia ou ombro só, as cinturas são marcadas por faixas, obis, cintos largos, cintos finos e cordas. A assimetria também dá um toque especial em vestidos evasês e blusas com detalhes plissados, drapeados, decotes sensuais em tecidos leves e transparentes, com caimento perfeito e muita fluidez, entre eles estão o chiffon, georgette, cetim, musselina e jersey de seda.
As calças com as cinturas mais altas ou normais, compõem looks feminino/masculino – grande sucesso nos 70`s.
Os shorts continuam em meio a muitos “vestidinhos” e “vestidões”(estilo hippie), saias (mais comportadas, um palmo acima do joelho). A frente única, bem no estilo setentinha promete, principalmente em macacões estilo Halston. A alfaiataria reina, em pantalonas, calças, shortinhos, blaizeres e paletós (para usar com vestidos e compor looks 70`s), shirtdress, batas, etc. As formas são múltiplas e vão desde as retas e alongadas, ás amplas e curtas, evasês, balonês, moulage, cinturas altas, linha A, de tudo um pouco.
Os detalhes continuam sendo os bordados em paetês, laços, ilhoses, vivos, pregas e bolsos.

Romance

O romantismo vêm á flor da pele e traz consigo o “ mundo cor-de-rosa”, mas não com a mesma conotação da década de 50 - a fase de fugir das responsabilidades, ficou no passado – tem um “quê” de flower power dos anos 60. Ela usa o rosa, mas agora é para afirmar que o seu lugar foi conquistado na sociedade e que apesar das flores, babados, laços, rendas, tules, pois( do francês -bolinhas), listras, vichy, branco, rosa chiclete e muitos tons pastel , “não provoque, porque é rosa shocking” .
Muita leveza e sensualidade em looks joviais em contraste com o sportwear. E ainda um crossover de anos 20 /50 /60/ e 70.
As flores aparecem de todas as formas: Liberty, decoração e traz também o impressionismo de Claude Monet.

Cores

As cores são quentes, mas não chegam a ser fluorescentes como no verão anterior: amarelo ovo, laranja queimado, pink, rosa chiclete, lilás, roxo, azul bic e royal (de novo), marrom e acreditem…muito marinho, os tons pastel (me perdoem o trocadilho), também têm o seu lugar ao sol, o prata e o ouro são obrigatórios, é claro, o preto e branco também compõem a palheta de cores.

Estampas

A estamparia vêm com força total para o Verão 2009. Nas passarelas internacionais, da imensa gama de estampas, nove temas foram destaque:

Florais - Tema mais recorrente nas principais marcas, as flores serão o grande destaque desta estação.

Ghosted – Imagens abstratas com efeito de sombras e influências dos computadores, este tema também será recorrente.

Obra-prima – inspirada em obras de arte abstratas.

Étnicas - inspiradas em motivos tribais, batik e tie-dye.

Ombré (em francês - sombra) e dip-dye – técnica que se difere do tie-dye, pois dá uma impressão de que o produto foi mergulhado na tinta resultando em faixas coloridas ou na mesma cor (degradée). Já o tie-dye pode ser desenhado.

Bichos – estampas de zebras, onças, girafas, leopardos e tigres.

Círculos e pois( lê-se poá - palavra francesa que significa bolinha) – Os círculos e o pois aparecem de várias formas e efeitos.

Paetês – abstratos com muito brilho e glamour.

Xadrez e Listrado - estarão com força total, nas mais variadas formas e cores.

Tendência para Biquíni

Traz o clima de romantismo misturado ao étnico, além de uma modelagem retrô influenciada pelos anos 50,60 e 70.
Maiôs, biquines, frente-única, cortininha e tomara-que-caia nas mais variadas versões – listrados,”pois” ( bolinhas), florais, tribais, efeitos marmorizados, tie-dye, desenhos abstratos e geométricos, bichos e até mesmo em retilínea.
Cores fortes, babadinhos, argolas e bordados em paetês.
Cores: amarelo, vermelho, azul, verde, roxo, coral, laranja, pink, tons terrosos, pastel e preto e branco, principalmente no pois (bolinhas) e listrado.



Referência: Site Fashion Bubblues





Nenhum comentário: