terça-feira, 21 de abril de 2009

O ano da França no Brasil


O Ano da França no Brasil, uma parceria do Ministério da Cultura e das Relações Exteriores com o governo francês, começa oficialmente hoje dia 21.04. Muitas atrações ainda não foram confirmadas – principalmente por questões burocráticas, segundo a organização –, mas já dá para ficar sabendo de eventos imperdíveis na área de moda.

Confira:

Yves Saint Laurent - A viagem extraordinária
Montada pela primeira vez em 2006 para comemorar os 70 anos do estilista (falecido no ano passado). Terá, esboços, fotos de desfiles, vídeos, fotos pessoais, lembranças, objetos trazidos dos quatro cantos do mundo, retratos de escritores lidos e relidos, entrevistas, sons, músicas, completam a cenografia que desenha a paisagem mais íntima de Monsieur Yves Saint Laurent.

Serão 50 figurinos completos destas coleções inspiradas no globo, em manequins azuis projetados pelo mestre, 20 croquis originais, 20 fotos e dois documentários em exibição - um, asinado por David Teboul, e outro sobre seu histórico desfile de despedida, em 2002, no centro George Pompidou, com 300 modelos e looks de todos os tempos
A curadoria é da Fundação Pierre Bergé.
Centro Cultural Banco do Brasil
Rio de Janeiro
De 26.05 a 19.07, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro - RJ.
Tel. 21-3808 2020.


Passion
Passion-Paixão é o tema do SPFW (17 a 23.06) e será repleto de atrações sob a temática francesa tanto no contexto de moda como cultural. Seminários, visitas de estilistas franceses, exposições pela cidade e até uma espécie de feira de negócios estão em estudo. Até o momento, a única confirmação é o lançamento em português do livro Histoires de la mode, de Didier Grumbach, presidente da Federação Francesa da Costura, do Prêt-à-Porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda, que também fará aula/palestra exclusiva para convidados.


Christian Lacroix – Trajes de cena
A mostra reúne 100 figurinos e 60 desenhos originais criados por Lacroix para espetáculos de teatro, balé e ópera. Entre as peças, as roupas para a montagem de Fedra, de Racine, para a Comédie-Française, em 1995 (trabalho que deu ao francês o primeiro prêmio Molière); o figurino de Carmen, de Bizet, feito em 1989; e de Sherazade, balé de Blanca Li, para a Opéra National de Paris, em 2001. A curadoria é de Delphine Pinasa, diretora do Centre National du Costume de Scène, e a direção artística é do próprio estilista.
Museu de Arte Brasileira na FAAP
De 23.08 a 31.10, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
R. Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo – SP.Tel. 11-3662 7085.
Entrada franca
http://www.faap.br/


French Piknik
Em parceira com o Museu Louis Vuitton - e aproveitando que a marca comemora 150 anos em 2009 -, será organizada uma mostra que tem como objetivo explorar a relação entre a criação e a arte nas empresas de luxo. Inicialmente marcado para acontecer neste mês, foi transferido para o final de outubro – ou começo de novembro. Ainda não há definição do que será exposto.
Parque Lage
R. Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ.
http://www.rio.rj.gov.br/fpj/pqlage.htm


Moda Creole: Identidade e tradições
Na programação chamada de “França diversa” serão exploradas as similaridades entre o Brasil e a Martinica. Estão previstas oficinas de trocas culturais, a exposição O olhar sobre a moda creole e um desfile ao ar livre no centro de Salvador. As oficinas entre estilistas martinicanos e brasileiros acontecerá entre 14 a 20.4, e a exposição pedagógica sobre a moda creole, Show Room e Grande desfile de moda será do dia 10 a 15.11.
Casa do Benin
R. Pe. Agostinho, 17, Pelourinho, Salvador - BA.
Tel. 71-3241 5679.


Meias órfãs
Uma parceria entre a Prefeitura de Paris e a Esmod (Escola Internacional de Moda) garantiu a iniciativa de transformar pés de meias sem par em peças fashion - um casaco feito delas, por exemplo. A ideia é transmitir conceitos como recuperação, inserção e reutilização. A designer franco-brasileira Márcia de Carvalho irá coordenar oficinas de trabalhos em comunidades produtoras de artesanato em Alagoas. O resultado dessa residência será visto em uma exposição, um catálogo e um documentário que abordará todo o percurso do projeto – da França até o Brasil. Marcia já trabalhou para a Chloé, Paule Ka e Wolford. Data e local para a expo ainda não determinados.

Nenhum comentário: